12 de junho de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GUAMARÉ REALIZA SEMANA DO DIA 12 DE JUNHO – DIA CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA realiza Programação relativa ao Dia 12 de Junho – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, as atividades se iniciaram do dia 08 e vão até o dia 13 de Junho/2015.
O Trabalho Infantil É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. Cada país tem sua regra. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes de até 13 anos; a partir dos 14 anos é permitido o trabalho como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.


As atividades já foram iniciadas no SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO, em a referida atividade possui a finalidade de trabalhar a temática do Trabalho Infantil com os Grupos dos Usuários acompanhados pelos CRAS no SCFV – Guamaré/Baixa do Meio, tendo como principio fundamental o repasse de orientações e informações sobre a temática.


PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA 12 DE JUNHO – DIA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO ABORDANDO A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL.
DATA: 08 À 11/06/2015
HORÁRIO: Horário da realização dos GP – SCFV
LOCAL: CRAS Guamaré e Baixa do Meio
CARAVANA NUCA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
DATA: 11 e 15/06/2015
LOCAL: 11/06/2015 (Quinta-feira) Escola Mun. Maria Madalena (Baixa do Meio)
Tarde: 15:30hs – Noite: 20:20hs
15/06/2015 (Segunda-feira) Escola Mun. Bemvinda Nunes Teixeira (Guamaré) – Manhã: 10h00min às 11h00min – Tarde: 16:00hs
SENSIBILIZAÇÃO NO COMERCIO SOBRE A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL.
DATA: 12/06/2015 (Sexta-feira)
HORÁRIO: 08h00min ás 10h00min
LOCAL: Comércio local (Guamaré/Baixa do Meio)
SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL E ORIENTAÇÃO PARA O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NA FEIRA
DATA: 13/06/2015 (Sábado)
HORÁRIO: 07h00minh às 09:00hs
LOCAL: Feira de Baixa do Meio
De acordo com relatório emitido pelo CREAS relativo ao Serviço de Abordagem Social para a identificação de incidência do Trabalho Infantil, este é presente no Município em proporções mínimas, mas que a população e o comércio local ainda desconhecem a gravidade da problemática do Trabalho Infantil e os danos que este tipo de violação de direito pode causar na vida de crianças e adolescentes que passam por esta experiência degradante.


Sendo assim, o intuito desta campanha de enfrentamento ao Trabalho Infantil é orientar e Sensibilizar a população guamareense sobre a Temática do Trabalho Infantil e os danos que este pode causar na vida das crianças e adolescentes vitimas desta violência.
SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO ABORDANDO A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL
A referida atividade possui a finalidade de trabalhar a temática do Trabalho Infantil com os Grupos dos Usuários acompanhados no SCFV – Guamaré/Baixa do Meio, tendo como principio fundamental o repasse de orientações e informações sobre a problemática.
FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA NO SCFV CRAS Baixa do Meio




08 de Junho de 2015 – Segunda a tarde (grupo de crianças de 7 a 10 anos).
Foi realizada uma pequena discussão sobre o 12 de Junho dia contra o trabalho infantil, tirando duvidas e esclarecendo que crianças devem estudar e brincar e não trabalhar, em seguida foi confeccionado cartazes em protesto ao Trabalho Infantil.

09 de Junho de 2015 – Terça manha e tarde (grupo de crianças de 0 a 6 anos)
10 de Junho de 2015 – Quarta manha (grupo de 11 a 14 anos)


Com o grupo de pré-adolescentes foi realizada uma roda de conversa abordando o tema “por um mundo sem trabalho infantil” onde orientamos os mesmos a respeito da campanha que esta acontecendo e esclarecemos porque coibir o trabalho infantil, em seguida foram confeccionados cartazes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário