8 de julho de 2015

GRANDE PÚBLICO PARTICIPA DOS ENCONTROS PREPARATÓRIOS PARA A - VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS COMUNIDADES DE PONTA DE SALINA E LAGOA SECA

A Prefeitura Municipal de Guamaré, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS realizou, na noite da última quinta-feira (02/07/2015), às 19h, na Escola Municipal Jesuíno Vieira de Melo, o Quarto Encontro Preparatório na comunidade de Ponta de Salina junto com Quilombo e Morro do Judas e no dia 06/07 ás 19h, na Escola Monsenhor José Tibúrcio realizou-se o quinto Encontro Preparatório na comunidade de Lagoa Seca, ações comunitária alusiva a VI Conferência Municipal da Assistência Social.



Para atrair o público prioritário houve uma mobilização em todas as localidades com cartazes, carro de som e notificações de casa em casa, com intuito de sensibilizar a toda a população de Guamaré para participarem dos Encontros Preparatórios cujo objetivo é; de junto as comunidades construir a Política de Assistência Social para os próximos dez anos, visando, dessa maneira, a consolidação do SUAS como Política Pública de direito.  



A Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues, explanou sobre os programas e benefícios sociais dispostos no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, os quais são oferecidos pelo município de Guamaré/RN, bem como os programas, serviços e benefícios municipais dispostos na Lei 647/2015.




Os Encontros tiveram a mesma metodologia preestabelecida nos demais eventos, com a apresentação do vídeo Vida Maria e a formação dos três grupos com intuito de discutir e avaliar a Política de Assistência, tanto a nível nacional como local.

A população vem se mostrando ativa e participativa em todos os momentos, estabelecendo propostas alusivas aos subtemas abordados, referentes à Dignidade Humana e Justiça Social, através dos Sistemas de Proteção já oferecidos no município.

Ademais, o Encontro realizado em Ponta de Salina contou com o público de 98 pessoas, das quais foram elencados cinco Delegados; são eles: Rosicleide Ferreira Leite (Ponta de Salina); Maria Zuite Nascimento da Silva (Ponta de Salina); Maria Antônia Nóbrega de Oliveira (Quilombo); Maria Márcia Maciel Nascimento (Quilombo); e João Batista Fernandes da Silva (Quilombo).
Na comunidade de Lagoa Seca não foi diferente, a população local compareceu para o Encontro Preparatório, na intenção de junto a secretaria de Assistência Social buscar melhorias nos serviços prestados aos moradores de Lagoa Seca, por ser uma das localidades do município que mais necessita de ajuda.



O Encontro contou com a presença de 85 participantes, entre técnicos e usuários, sendo este último composto majoritariamente por mulheres, sendo algumas acompanhadas de seus filhos pequenos. Isso demonstra a força feminina no município de Guamaré, além da vontade de participar e construir uma Política Social voltada para melhoria e qualidade de vida.



Na comunidade de Lagoa Seca, foram eleitas seis Delegadas para representar a comunidade de Lagoa Seca, são elas: Gildevania Bezerra Antunes; Maria do livramento Gomes da Silva; Sueli Gomes da Silva; Niltiane Ferreira Santiago; Lucineide Victor dos Santos e Paula Cristina Maia de Lira.




Para finalizar, a Secretária agradeceu a presença de todos e enfatizou que devemos exercer o direito e o dever de cidadania para construção de uma Guamaré cada vez melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário