8 de junho de 2016

GUAMARÉ REALIZA II FÓRUM COMUNITÁRIO – RETA FINAL DO SELO UNICEF!


Guamaré realizou nessa segunda-feira, 06 de junho de 2016, seu II Fórum Comunitário, pré-requisito final para conquista do Selo UNICEF. O evento aconteceu concomitantemente na Plenária da Câmara Municipal e na Rua do Centro Administrativo, onde foi realizada a Feira de Ações Estratégicas.



Na Feira, foram apresentadas as ações da Saúde, com a Caderneta do Adolescente; a trajetória de formação do Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA; a construção e implantação do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI,













através da Assistência Social; projetos de permanência na escola, através da Educação; ações e projetos de esporte educacional e inclusivo, e Semana do Bebê de Guamaré, que este ano já ganhou a segunda placa de reconhecimento na III Mostra Internacional da Semana do Bebê.










A feira foi realizada em barracas ao ar livre, e os convidados e população em geral podiam conhecer as políticas desenvolvidas no município nos últimos três anos de adesão ao Selo, além de “priorizar” – simbolicamente com a moeda do milho! – as melhores ações para serem apresentadas na Assembleia do Fórum. 


As políticas escolhidas foram Educação, Assistência e NUCA. Durante a realização da Assembleia, a fala da Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, fez uma breve retrospectiva das 27 Ações Estratégicas e destacou os avanços e desafios do município através dos dados de acompanhamento cedidos pelo próprio UNICEF e órgãos federais.








Após, as ações mais votadas foram apresentadas ao público, que tirou dúvidas diretamente com os articuladores dos projetos. Por fim, a Mediadora do Selo Unicef, senhora Kátia Pontes, teceu um breve comentário sobre Guamaré, destacando que havia gostado muito da acolhida na cidade, encontrando organização e envolvimento por parte da administração e dos atores das políticas públicas na atenção da criança e adolescente e que era apenas um pequeno tijolo na construção do Selo.



           
Em seguida, houve destaque para as falas do vereador Ednor Albuquerque, que parabenizou os adolescentes do NUCA pelo trabalho de mobilização realizado no município, o salto de qualidade nos serviços oferecidos, o Projeto Família Acolhedora e a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, do qual ele faz parte.




Por fim, o prefeito Hélio Willamy, que acompanhou todo o Fórum, agradeceu a todos os envolvidos e disse estar orgulhoso da participação da população que vem compreendendo o esforço e o empenho da gestão na seriedade com o que trata a criança e o adolescente, que estava participando da reta final para conquista do Selo UNICEF e enfatizou que através das ações estratégicas, o seu governo tem feito a criança e adolescente prioridade absoluta das políticas públicas, trazendo melhorias e desenvolvimento para todos.



Destacou que a prioridade da Gestão é a população, e que o bem para o povo de Guamaré era maior que qualquer gestor. O fim do evento contou com uma surpresa agradável para um dos adolescentes do NUCA, Daniel, que completou 13 anos. A Comissão Intersetorial não deixou a data em branco, e organizou uma pequena surpresa para o jovem, com direito a bolo e parabéns por todos os gestores e articuladores municipais.














                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário