A Prefeitura Municipal de Guamaré,
Secretaria de Assistência Social, através do setor do Cadastro Único e Bolsa
Família, realizaram no dia 20 de Julho de 2016, um dia de Palestra do Programa
Bolsa Família e Caixa Econômica Federal, com famílias cadastradas no Cadúnico e
Bolsa Família.
O evento aconteceu em dois
momentos, Baixa do Meio ás 8h (pela manhã) na Quadra nova da Escola Municipal
Maria Madalena e em Guamaré ás 14:30 na Quadra da Escola Municipal Francisca
Freire.
Esta ação teve como objetivo Mobilizar
as famílias do Programa Bolsa Família e CadÚnico, para conhecerem a diferença
entre Cadastro Único e os Programas Complementares, as novidades relacionadas ao
Bolsa Família para este ano em curso, e também como funciona a dinâmica da CEF como o Banco
responsável pelo pagamento do benefício.
Estiveram presentes neste
encontro a Secretária de Assistência Social – Marisa Rodrigues da Silva, o Vereador
Ednor, a Coordenadora do PBF e Cadúnico da Secretaria de Assistência Social –
Jocilda Dantas, o Coordenador do Bolsa Família na Secretaria de Educação –
Fábio Bezerril, a Coordenadora do Bolsa Família na Secretaria de Saúde Luciana Lôpo o Gerente de Atendimento da
Caixa em Guamaré – Sr. Rangel, a Assistente Social do PBF- Rochele, juntamente
com os Cadastradores e operadoras másters do programa, e representação de
famílias de todo o território de Guamaré, Cadastradas na base para os programas
Federal, Estadual e Municipal.
A Secretária Marisa Rodrigues
abriu o evento agradecendo a participação de todos os presentes, colocando da
importância do mesmo junto aos beneficiários como também, a oportunidade de
todos compreenderem a parceria do Programa Bolsa Família com a Caixa,
ressaltando a preocupação às denúncias de famílias que penhoram o cartão nos
comércios, alertando as mesmas de que o cartão não pode ser utilizado para essa
finalidade, propondo a Caixa providências junto aos seus correspondentes
bancário. A Secretária Marisa também solicitou a parceria da Caixa a respeito
do repasse ao setor do Cadastro Único a relação das famílias que estão com os
cartões na Caixa, visto que passando do prazo de noventa dias, estarão correndo
o risco de perder o benefício.
Logo em seguida a Coordenadora
Jocilda, falou sobre a diferença do Cadastro Único e Bolsa Família, ressaltou
sobre os programas complementares, oriundos deste cadastro e falou sobre as
mudanças sensíveis para o ano de 2016. Explicou sobre o aumento da fiscalização
dos beneficiários, para evitar a distribuição de benefícios irregulares e que 1.030 famílias de Guamaré vieram na
lista da averiguação (famílias que
omitiram informação quanto à renda, na hora da entrevista), frisou que é
fundamental manter em dia as informações sobre renda, pois mudanças não
informadas também podem levar ao bloqueio ou cancelamento do programa por isso precisa
manter em dia os seus dados quanto à renda.
E a importância das famílias: Controlarem
a frequência escolar dos filhos, pois crianças que não vão à aula corre o risco
de ter o benefício bloqueado; que é necessário manter em dia o endereço no
cadastro, pois caso os cadastradores do Programa forem visitar a família e essa
tiver se mudado, o benefício pode ser bloqueado; e é preciso manter em dia
qualquer mudança no grupo social, como diminuição ou aumento do número de
dependentes do programa social; e a mais nova informação;
que a família que
recebe o BPC terá que informar no Cadastro Único, pois se não estiver informada
perderá permanentemente o benefício e, para finalizar a sua fala mostrou o
reajuste do Bolsa Família que começou valer neste mês de julho a saber; Valores
com aumento - Extrema Pobreza 85,00 – Pobreza
170,00 Básico 85,00 - Variáveis/
criança de 0 á 15 anos, Gestante e Nutris Obs. Até 05 crianças pode receber o
benefício de 39,00 e o Variável/Jovem
(de 16 á 17 anos) Obs. Só recebe até 02 adolescentes 46,00.
Com a palavra, O Gerente da
Caixa - Sr. Rangel iniciou sua fala, agradecendo o convite expondo o papel da
Caixa para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Falou que a CEF é o agente operacional do
programa, e tem como objetivo facilitar o pagamento dos benefícios sociais,
explicou sobre os cartões do Bolsa Família e apresentou uma nova modalidade com
mais facilidade para o dia
a dia que é Poupança Caixa Fácil que as famílias
também poderia utilizar para o saque do benefício, mostrou a mais nova
ferramenta para que as famílias acompanhem o pagamento e as informações do
Bolsa Família na tela do celular, com praticidade e rapidez e nesse aplicativo
dá direito ao Acesso ao calendário de pagamentos; onde o beneficiário obtém
informações da situação do benefício;
Pode consultar as últimas parcelas disponibilizadas ou se preferir procurar
a agência da Caixa mais próxima.
Dando
continuidade a sua fala, o mesmo tirou a dúvida referente à: Como faço para saber se fui selecionado para
receber o Bolsa Família? Ele explicou que o Ministério de Desenvolvimento Social envia uma carta para a residência comunicando que a família foi selecionada. Informou
ainda que caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa
Família na Assistência Social ou no CRAS sendo possível consultar a situação
através do Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800.726.0207. Outra pergunta que respondeu
foi, como fazer para cadastrar ou recadastrar a senha
do Cartão Bolsa Família?
E o mesmo respondeu que é preciso ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no
0800.726.0207 e solicitar autorização para cadastramento da senha nas casas
Lotéricas. E para quem foi contemplado e que não recebeu o cartão consultar
através do aplicativo do Bolsa,
Guamaré/centro |
procurar o setor de Cadastro Único ou comparecer
em qualquer agência da Caixa levando documento de identificação oficial e
informe que deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas avise que não está com o
seu cartão, pois o gerente irá conduzi-lo para solicitar outro cartão, também
orientou para que
lessem sempre a mensagem no extrato para ficar sabendo as
informações importantes sobre o recebimento do benefício. Para finalizar a sua
fala explicou como as famílias podem sair do
Programa - por não atualizarem as
informações cadastrais; porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil
para receber o benefício; pelo desligamento voluntário (36 meses depois do desligamento, poderá
voltar a receber o benefício sem passar por um novo processo de seleção) e
também pelo descumprimento dos compromissos nas áreas de educação, saúde e
assistência social, também pode levar ao cancelamento do benefício.
Por fim agradeceu por aquele
momento tão significante para ele, e prometeu ver a possibilidade de solucionar
as diversas questões levantadas pelos presentes referentes ao Programa Bolsa
Família e pediu a parceria junto à secretaria de Assistência Social, em contribuir
para melhorar a gestão do Programa quanto a Caixa, fortalecendo a intersetoriaridade.
Participaram do evento em Baixa do Meio, 320 usuários do Cadastro Único e Bolsa Família e em Guamaré/Centro 480, obtendo um total de 807 participantes,
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