20 de julho de 2017

Guamaré participa da capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz.

Está sendo realizada no período de 17 a 21 de julho, na Escola de Governo a capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz. A Secretaria de Assistência Social conta com a participação da Pedagoga Eleonaide Mendes Avelino, que vem coordenando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS. 


A secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues considera importante a capacitação como aprimoramento na qualidade de atendimento complementar a atuação da equipe do CRAS. A secretária destaca ainda que a adesão do Programa Criança Feliz foi na perspectiva de ampliar o Programa Municipal de Atendimento na Primeira Infância (PAPI), que vem atendendo o mesmo público do Programa Criança Feliz no âmbito do município contextualizado dentro do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.


O programa Criança Feliz e o Programa de Atendimento na Primeira Infância (PAPI) municipal tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil integral, a partir do acompanhamento de profissionais de diversas áreas e orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. 


O programa tem como público-alvo gestantes; crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas protetivas.


De a acordo com a pedagoga Eleonaide a programação da capacitação está bastante intensa, conteúdos voltados à importância da primeira infância no desenvolvimento da criança. Uma breve introdução sobre o Programa Criança Feliz, o papel do supervisor e visitadores do programa; orientações sobre visita domiciliar às gestantes, às crianças afastadas do convívio familiar, às famílias com criança com algum tipo de deficiência; a abordagem sobre a prática de campo e o papel do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário