10 de outubro de 2017

CRAS DE GUAMARÉ PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 8 de agosto, a Prefeitura de Guamaré por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou uma atividade alusiva a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), fruto de uma iniciativa entre as equipes técnicas da UBS e do CRAS de Baixa do Meio.
Durante a programação, ocorreram orientações com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, odontologia e assistência social, que abordaram a importância do aleitamento e seus benefícios, do fortalecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e acerca dos cuidados com a higiene bucal pelas dentistas Jéssica e Juliana.
Alimentação saudável
A orientação do público alvo para uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e cereais para ajudar na produção do leite materno por um profissional na área de nutrição da Assistência Social também pautou a programação. Segundo a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, também houve o momento da prática do aleitamento orientado por profissionais na área de enfermagem que trabalharam com duas mães voluntárias.
Para finalizar a programação, as mães e os bebês tiveram um momento com um fisioterapeuta, onde foi aplicada a massagem Shantala nos bebês. A técnica de origem indiana permite acalmar o bebê e evitar cólicas, melhorando a sua tonicidade muscular.
Importância do aleitamento materno

De acordo com o Unicef, “amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal”. E mais: na primeira hora de vida, o leite materno é fundamental “tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia”.

Outros benefícios do aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, indicam a prevenção de diarreia, infecção respiratória e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes. A amamentação também reduz a chance de obesidade, promove uma melhor nutrição para o bebê e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário